Tecnologia em alta: O que faz um profissional de Análise e Desenvolvimento de Sistemas?

ads
Você é um daqueles que já se decidiu: “vou mexer com computador a vida inteira!” Admiro a sua decisão, até porque é complicado escolher assim para o resto da vida. Mas já deu uma olhadinha na infinidade de caminhos que existem no mundo da “computação”? Por um lado é bom, pois são vários os caminhos e possibilidades para se escolher. Por outro, a dúvida bate justamente agora, ao escolher qual desses caminhos seguir?
Aqui no Foca nós já falamos sobre o curso de Engenharia de Software, que consiste na construção e elaboração de programas de computador para as diversas plataformas. E hoje vamos trazer um pouco do curso de “Análise e Desenvolvimento de Sistemas”, que pelo nome ser um pouco grandinho, vamos tratar como ADS.
O analista de sistemas é aquele profissional que além de criar softwares, é responsável por elaborar projetos e colocá-los em prática. Gostar de informática é o primeiro passo, mas claro, não é só isso como ressalta o coordenador do curso de ADS da Unicesumar. “Claro que gostar da área já é um diferencial, mas quando o aluno entra no curso acaba percebendo que não é o bastante e descobre que os assuntos são muito mais abrangentes. Em um curso superior de tecnologia da informação, seja em qual for, o foco é criar e analisar os processos da tecnologia”.
Para se tornar um Analista de Sistemas, primeiro é preciso passar por todo o processo da graduação e este curso tem um diferencial, ele dura apenas três anos. “Isso proporciona uma entrada mais rápida do profissional no mercado de trabalho. Mas mesmo com a duração menor, dá ao aluno a base completa para o que vai encontrar lá fora”, diz Bonfim.
É necessário ter bastante intimidade com a área de Exatas, afinal a matemática será sua companheira em boa parte da jornada. Logo no primeiro ano, disciplinas como “Lógica de Programação e Algoritmos” e “Matemática para Computação” são vistas. Até o final do curso ainda são estudadas “Fundamentos de Redes de Computadores”, “Estrutura de Dados” e “Projetos de Sistemas”, que visam uma formação bastante ampla para o dia a dia do mercado.
Se os conteúdos assustaram um pouco e você já está se julgando “leigo” no assunto, calma! O professor Marcello esclarece que os conteúdos são trabalhados considerando que todos os alunos chegam sem nenhuma experiência. “Não é necessário ao aluno já ter algum curso preparatório ou já ser programador para ter sucesso, apenas identificação com a área e com as disciplinas fundamentais como matemática, por exemplo,” diz.
Depois de formado, o analista atua basicamente em três frentes: Produção de Software, onde tem o papel de participar nas etapas de desenvolvimento, testes e evolução de sistemas de software; Infraestrutura de TI, que é quando o analista tem o papel de implementar soluções utilizando recursos de hardware como redes de computadores para solucionar problemas e Negócios, fazendo atendimento direto ao cliente para suprir suas necessidades. E se quer saber, este profissional não tem encontrado muita dificuldade para se colocar no mercado, devido à alta demanda de empresas e órgãos públicos e privados na área da tecnologia. A Revista Info, especializada em assuntos de tecnologia, publicou em 2012 uma tabela com a média salarial de todos os profissionais de TI. Fazendo uma rápida busca no site Catho Online, dá para verificar que o salário de um Analista de Sistemas recém formado pode ser de R$ 2.000, mas sempre variando para cima.

Fonte:http://www.focanacarreira.com.br/carreira_saiba_mais/tecnologia-em-alta-o-que-faz-um-profissional-de-ads/
Obrigado pelo seu comentário